Resenha de novembro

Arturo Fuente Don Carlos Eye Of The Shark – “The Man”

Descrição do charuto The Man
Que momento maravilhoso para nós charuteiros, entusiastas, aficionados, estudiosos, degustadores ou apenas apreciadores de momentos especiais e histórias incríveis. Receber em casa o CHARUTO DO ANO 2017, eleito pela Cigar Aficionado, certamente ampliará sua percepção sobre o verdadeiro significado de um CLUBE DE ASSINATURA.
 
Novembro – o mês azul – que inicia com a comemoração do dia de todos os santos é o tempo ideal para degustar o charuto “The Man” da Arturo Fuente.
 
Um charuto que rompe padrões e entrega, desde a primeira baforada, muita classe e elegância, como se cultuasse o seu lifestyle. Uma mistura que representa marca, tabaco e história.
 
Sua apresentação “demi-prensado” já o torna único. Prensado até a metade, porém seguido pelo formato cilíndrico habitual, termina com o formato belicoso que por tendência natural permite diversas formas de degustação com relação a luxo e corpo.
 
O nome “Eye of the Shark” torna-se evidente quando observado na horizontal assemelhando-se ao corpo de um grande tubarão branco porém, depois de aceso, tudo fica ainda mais real, principalmente quando ele chegar ao m e você começar a pensar “mais um, mais um”.

Charuto

Escrever sobre Arturo Fuente é um grande desafio pois qualquer pequeno detalhe é digno de páginas intermináveis. Uma das linhas mais conhecidas e reconhecidas no mercado mundial, responsável pelo primeiro charuto OFFCUBA a ganhar notoriedade mundial e responsável por ícones de design, blend e atuação social, merece uma verdadeira minissérie.

A linha Don Carlos, foi desenvolvida para homenagear Carlos Fuente Sr. – patriarca da família – celebrando seu legado e paixão por charutos de excelência, conceito que guia a marca até hoje, talvez por isso, tantas premiações já tenham sido atribuídas aos charutos da marca.

Falando em premiação, no ano de 2017, esta bitola foi eleita pela Cigar Aficionado – maior referência mundial do segmento – como o “Charuto do Ano”, desbancando marcas como Padrón, Oliva, Bolivar e Alec Bradley (referenciando apenas o TOP 5). 

Na caixa do charuto está impresso a expressão “The Man’s 80th” – O 80º aniversário do homem – em uma clara e justa homenagem ao Don, que faleceu no ano de 2016, ano de lançamento desta bitola que, mesmo em segredo industrial, apresenta um blend diferente de todo o restante da linha.

Foto do Carlos Fuente

Mas voltando a falar do charuto, sua capa Camarões, capote e enchimento dominicanos e fortaleza média a forte, entregam nuances de sabor e aroma que o levarão a queimar os dedos, guardando na memória a lembrança de cada anel de fumaça aqui apresentadas.

Degustar este charuto merece um corte perfeito, um acendimento lento e estruturado, uma bebida de personalidade, ambiente perfeito e porque não um terno bem-vestido.

Espero sinceramente que sua percepção seja igual a minha, e que este charuto lhe transporte às ruas da República Dominicana, que você sinta o aroma de tabaco levado pelo vento e que, ao olhar para o céu, veja na conjuntura das estrelas o semblante daquele que por persistência jamais desistiu da excelência e nunca se contentou com o feito, mas sim com o perfeito.

Boas baforadas

Luis Henrique Roman – Cigar Sommelier 

The Test Cigar – Th3 TE5T TORO – LaCasa Club+

Descrição do charuto TH3 TE5T TORO

Nosso charuto do mês é o TH3 TE5T, da marca The Test Cigar.

Essa resenha é interessante, porque não é apenas sobre um charuto novo, mas sobre uma marca nova no mercado.

O criador e dono da marca é Jorge García, dominicano (nascido em New York), com 34 anos de idade e que, desde 2016, trabalha com a família Seijas, proprietária da marca Matilde Cigars (e continua trabalhando em estreita colaboração com eles).

Por se tratar de uma marca nova não há muita informação disponível, então entrei em contato com o próprio Jorge García, o qual aceitou colaborar com a resenha. 

Como vocês já observaram o logotipo da marca é o símbolo usado em “car crash test”, inclusive Jorge García utiliza muito a figura do boneco (car crash dummy) em suas publicações.

Charuto Th3 TE5T

Pedi a Jorge García que falasse um pouco sobre a marca: quando iniciou, qual o motivo do nome/logotipo, o conceito da marca e ele disse:  

A ideia do The Test já estava na minha cabeça há alguns anos. Mas o projeto começou, na verdade, em janeiro de 2024 e o charuto foi lançado em 11 de junho de 2025.

O The Test busca integrar proprietários, colaboradores e consumidores finais em seu processo de criação, guiados pelo Mestre Don Eladio.

Sim, Don Eladio é Eladio Díaz, criador do famoso Davidoff Oro Blanco e dono da Tabacalera Díaz Cabrera, onde é fabricado o TH3-TE5T.

O nome The Test surgiu desse conceito de marca, pois antes de lançar uma nova linha, realizamos testes e experimentações com lojistas, colaboradores e consumidores, a quem chamamos de mestres degustadores.

García salienta: Sempre realizaremos testes, pois minha opinião não é a única válida.

Esse conceito não é exatamente uma novidade. Recordo, por exemplo, que a E.P. Carrillo, em 2022, pediu aos consumidores que ajudassem a selecionar um charuto de edição limitada. A empresa colocou no mercado, através de eventos em tabacarias, o Platinum Bash Pack (um pack com três charutos) e um programa que permitiu aos clientes votarem em sua mistura preferida.

Neste primeiro lote, Jorge García buscou um charuto de corpo médio, com mais sabor do que força, que não deixasse um gosto residual amargo, que fosse agradável para qualquer fumante e que mantivesse o equilíbrio entre acidez, amargor, doçura e salinidade.

Para as criações futuras afirma que continuarão com o mesmo conceito. 

 Para nós, as opiniões são válidas e levadas em consideração. Não criamos para nós mesmos; criamos junto com vocês, para vocês, disse García.

Descreve sua marca como sendo “disruptiva” (inovadora). 

O charuto tem Capa Corojo; Capote San Andrés México e Tripa Criollo 98, HVA, Corojo 99, Piloto Cubano e Habano 92.  

Segundo o fabricante, sabores de cacau, pimenta, cedro, café, noz, terra, couro e um dulçor.

O TH3-TE5T é distribuído em caixas de 20 unidades e pacotes de 10 ou 20 unidades, nas bitolas Robusto (50×5) e Toro (52×6).

Na segunda anilha tem umas instruções muito importantes, segundo Jorge García, que todo mundo que comprar o charuto deve ler.

Recomendação Charuto Th3 TE5T

  1. Corte 2. Acenda 3. Fume

Pare de pensar demais no blend – simplesmente acenda o charuto, deixe os sabores se revelarem naturalmente e aproveite o momento. A vida é sobre a jornada, não a perfeição. Respire fundo. Relaxe. E saboreie a experiência, uma baforada de cada vez.

Em homenagem ao conceito da marca e em respeito às instruções acima, não realizaremos a análise organoléptica desse charuto.

Boas fumadas.

Claudino Alves

@cigar_adicto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja outras curadorias